terça-feira, 3 de novembro de 2009

O CEGO



"Jesus está a caminho de Jerusalém. Eis que, de repente, alguém, sentado à beira da estrada lhe interrompe a caminhada e grita por ajuda.
É,um cego e mendigo de nome Bartimeu. Sabendo que Jesus está
na comitiva, pede-lhe que o cure da cegueira para, assim poder
enxergar. Essa cura é o último milagre de Jesus que Marcos narra em seu evangelho.
Bartimeu, ao gritar por socorro, é repreendido por muitos. Seus gritos de súplica incomodam muita gente, mas não a Jesus, que lhe dá atenção.
O cego é símbolo de tantos homens e mulheres que se encontram à margem da vida sem ter alguém que os escute. São pessoas necessitadas de luz que as ilumine e as ajude a conduzir a vida, sem ficar à mercê de aproveitadores.



Há, também em nossos dias, muitas pessoas cegas que não vêem
claramente o próprio rumo a seguir; a proposta do Senhor ainda não as atingiu; a mensagem dele não está clara. Não aceitam uma Igreja comprometida com os pobres. Às vezes são membros da própria comunidade que fazem muito barulho a respeito de Jesus, mas se mostram cegos.
Pensam que Jesus e a comunidade não precisam se preocupar com os pobres, é tempo perdido, há coisas mais importantes a fazer, o planejamento não pode ser alterado ou interrompido…
Bartimeu grita com todas as forças para incomodar os acomodados. Seu grito simboliza o clamor do autêntico discípulo de Jesus, que não se cala enquanto a solução não chega, e de todos os que não se resignam a permanecer na dependência de uma sociedade injusta e exploradora.
Se queremos ser bons seguidores de Jesus, evitemos colocar viseiras nos olhos, para assim poder ver as margens da estrada onde se encontram milhões de cegos e poder ouvir seus pedidos de ajuda."

3 comentários:

CECILIA EUSEBIO disse...

Não sou cega, mas vejo um pouco mal...
Eu te louvo e te bendigo meu Deus, porque esta cegueira não atinge o meu coração.
Contigo o meu coração vê bem claro!
É a coisa mais rica que Tu me deste, ver bem claro pelo meu coração.
Obrigado Jesus!
Por tão grande graça!

Relações Publicas Elshaday disse...

Sabes Manela!
Dou graças a Deus!
Por um dia ter sido resgatada da margem , onde andava à deriva....
Mas para ser sincera, isto de não ser Cega, DÓI!!!!!
Dói o k vemos à nossa volta!!!!
E por momentos gostava de me isolar num casulo!!!
E quando me isolo, penso, e DEus?
Ele tem muitos mais motivos para se isolar, do k eu, porque Ele tudo vê!
E Ele isola-se???
Não se isola....
Muito pelo contrario, ama-nos, mesmo eu não merecendo, eu não sendo digna de tamanho Amor!!!
Esta reflexão faz-me renascer de novo para a cegueira dos outros!
Beijinhos sem cegueira no Coração!

Maryzé disse...

O maior dos cegos é aquele que não quer ver!
A cegueira invisual não é a maior cegueira...mas a cegueira espiritual!
Essa é a situação actual de muita gente, que esta espiritualmente cega, mas não admite.
Todos que crêem em Deus e na sua palavra, têm uma obrigação, não acham?
Assim com um invisiual precisa ser guiado por algo, o mesmo acontece com aqueles que estão cegos espiritualmente.
Peçamos a Deus que com ajuda do Espirito Santo, sejámos guias de muitos que andam completamente cegos de coração...e que jámais Deus nos deixe cegar.


Beijinhos!
Fiquem com Deus!