segunda-feira, 27 de abril de 2009

A LINGUAGEM DAS MÃOS


A descoberta deste dom maravilhoso que Deus nos deu, acontece desde os primeiros meses de nossa vida. A gente passa horas e horas admirando as mãozinhas das crianças, acariciando-as e sentido-lhes o leve toque, como a nos agradecer as carícias. E, ainda bem pequena, a criança descobre que, se estender os bracinhos, alguém poderá ampará-la em seus braços fortes de pai, de mãe, de tia, de pessoa amiga... Como é lindo ver o pequenino agitando suas mãozinhas em um adeus! E eu observo bem: os dedinhos se movem fechando-se nas mãozinhas, sendo mais um chamado que uma despedida! Ele carece sempre de alguém!

Toda essa reflexão de hoje é para nos chamar a atenção para o valor de nossas mãos. Que nos façamos crianças de novo e nos lembremos: se a criancinha com um simples toque de mão, é capaz de emocionar a mãe, é capaz de nos emocionar, imaginemos o que seremos capazes de conquistar, usando sabiamente as nossas mãos!

Eu poderia escrever um tratado sobre as mãos que constroem (pedreiros, serventes, artistas, operários...), mãos que abençoam (pais, sacerdotes...), mãos que curam (médicos, enfermeiros...), mãos que alimentam (semeadores, cozinheiras...), mãos que educam (Mestres...)...

Mas hoje quero ater-me às mãos que acolhem e que nos dão alento neste mundo tão cheio de incompreensões, de divisões, de violências...

Ah! Se soubéssemos valorizar, reconhecer e aproveitar a riqueza de um aperto de mão; de como nos faz bem uma carícia feita por um leve toque das mãos no rosto; da segurança sentida quando se coloca a mão em nosso ombro; ou quando alguém nos estende as mãos em momentos de aflição; da paz que nos traz a mão do nosso sacerdote, colocada em nossa cabeça, abençoando-nos!

O meu sonho, o meu desejo, é que possamos usá-las e sempre para o bem.E eu estendo, agora, as minhas mãos, ergo os meus braços, para louvar e agradecer a Deus tudo o que me concede na vida, para concretizar tudo o que sinto ao falar das mãos, em um abraço carinhoso!

1 comentário:

carmen disse...

"Se as águas do mar da vida
Quiserem te afogar
Segura na mão de DEUS e vai...
Segura na mão de DEUS
Pois ela,ela te sustentará...
Não temas segue adiante
E não olhes para tras
JESUS CRISTO prometeu
Que já mais te deixará
Segura na mão de DEUS e vai...
É mesmo isto !
Quantas vezes um simples dedo nos ajuda a levantar?
Beijos com muitos Arco-iris