quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Te adorar...


"Sem honra, sem glória. Sem buscar meus interesses

Sem nada esperar.É assim que eu quero Te adorar
Sem olhar Tuas mãos.Mas procurando a Tua face. Me olhando no espelho, até ver a Tua imagem. Meu Deus, meu Pai, amado Jesus. Espírito Santo que me consola.
Não quero dormir, não quero acordar, sem Te ouvir, sem Te tocar
É assim que eu quero Te adorar. É assim que eu quero Te adorar
Chorando aos Teus pés. Prostrado em Teu altar
É assim que eu quero Te adorar. É assim que eu quero Te adorar
Querendo estar contigo, somente por Te amar, Senhor
É assim que eu quero Te adorar. Sorrindo, chorando, parado ou andando. De frente pro altar ou pro átrio
Deitado ou de pé, sozinho ou acompanhado. É assim que eu quero Te adorar
No meio da igreja, cercado de irmãos. Com minha família na congregação. No monte ou no vale, perdendo ou vencendo
Até em pensamento, é assim que eu quero Te adorar.
Calado ou falando, cantando com os anjos. É assim que eu quero Te adorar. Na eternidade com todos os santos
É assim que eu quero Te adorar..."


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Salmo 54


Creio em Ti como Rei,
Espero em Ti como Pastor,
Amo-Te como Pai,

Creio em Ti como fonte,
Espero em Ti como rio,
Amo-Te como Água Viva.

Creio em Ti como Senhor,
Espero em Ti com Mestre,
Amo-Te como Amigo.

Creio em Ti como sol,
Espero em Ti como chuva,
Amo-Te como Pão

Creio em Ti como Deus,
Espero em Ti como Salvador,
Amo-Te como Irmão.

Creio em Ti neste silêncio,
Espero em Ti nesta cruz,
Amo-Te nesta Igreja.

Creio em Ti porque És
Espero em Ti porque vens,
Amo-Te porque estás.

Frei Manuel Rito Dias

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Casa Vidas


Senhor, quando olhamos para o caminho percorrido nestes três anos, o louvor e o agradecimento brotam espontaneamente dos nossos lábios...
Vemos a Tua providência e a solicitude em cada passo e percebemos a Tua presença cheia de amor em cada curva do caminho...
Vemos a Tua bondade e ternura derramadas dia-a-dia sobre esta Casa, como chuva que fecunda a terra e que dá vida.
Obrigada, Senhor, pelos jovens e crianças que aqui estão e aqui constroem histórias de vida à procura de entender o Teu apelo e o Teu projecto entre alegrias e tristezas, sonhos e desilusões, risos e lágrimas, esperanças e decepções.
Obrigada por fazeres desta Casa um berço de valores, uma escola de vida e de fé, um jardim onde tantas vidas crescem e ganham cor...
Obrigada, pelas Vidas que nesta Casa, aprenderam o compromisso e a entrega, o sacrifício e a doação, o amor e o serviço, o trabalho e a alegria, a partilha e a solidariedade.
Obrigada, Senhor, por aqueles que aqui decidiram servir a Tua Igreja de acordo e o projecto e o carisma de Padre Daniel.
Obrigada por aqueles que aqui descobriram outros caminhos e que hoje são Teus sinais e testemunhas em todos os lugares e situações que a vida os colocou.
Obrigada, Senhor, por todos homens e mulheres (amigos e benfeitores desta Casa), de todas as idades, de todas as condições sociais, de tantos lugares, se interessam e rezam pela a nossa Associação e que, com a sua partilha e com o seu amor sustentam e alimentam este projecto.
Obrigada, Senhor, por tantas bençãos e por tantos dons, por tantas pequenas e grande renúncias em nosso favor, por tanto amor reflectido em gestos de amizade e de solidariedade. Amen

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A chave do Perdão

"Há muitas imagens que tentam mostrar a misericórdia de Jesus para com o pecador, mas, para mim, nenhuma outra tem tanta força como esta.

É mesmo preciso estar no chão, se sentir pó, para saborear em plenitude a bondade e compaixão do Senhor que nos levanta, nos toma pela mão e nos recompõe, nos refaz, reacendendo em nós, a chama da esperança apagada pelo pecado e pela culpa.
Ninguém discute o perdão de Deus. Ninguém duvida dele e nem resiste à idéia de que Ele está sempre pronto a nos perdoar, basta que nos aproximemos Dele arrependidos e contritos de coração.
Mas, quando a questão é seguir Suas palavras que nos ordenam "perdoar sem limites", aí sim, a coisa fica difícil!
Surgem sempre as mesmas perguntas: "Por que eu tenho que perdoar? Foi ele que me magoou... Por que perdoar? O que ele me fez não tem perdão... eu nunca vou perdoar... não consigo, foi demais... tudo menos isso..." E assim por diante, tudo que nós bem conhecemos.
Já pensou se Jesus agisse assim connosco?
Fico pensando e realmente, chego à conclusão de que não sou digna do Seu perdão... o que seria de mim sem ele? Como posso negar o meu perdão para alguém?

Contemplando a cruz, tomei a decisão de perdoar sempre, custe o que custar, mesmo que doa muito o meu coração. Decidi tomar sempre a iniciativa de perdoar mesmo que o outro não queira.
Posso dizer que essa é a verdadeira liberdade que só conhece quem resolve obedecer à ordem de Jesus.
Se você ainda não experimentou, faça isso e você vai saber do que eu estou falando...
Coragem! Você vai vencer o mal com o bem! Vai deixar o amor ter a vitória na sua vida!
Seja feliz não guardando raiva nem mágoa de ninguém. Com certeza você experimentará até a cura de muitas enfermidades porque o perdão cura e liberta dos males do corpo e da alma.
Assim, você vai poder rezar com autoridade: "...Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos quem nos tem ofendido..." "


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ASSUNÇÃO de NOSSA SENHORA

"1 – «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?" A saudação de Isabel a Nossa Senhora insinua o privilégio de Maria, antecipando-se Nela os frutos da CRUZ redentora de Jesus. Maria é salva, como todos nós mas por antecipação, pelos méritos da morte e ressurreição de Seu Filho.
       Concebida e preservada sem mácula, concebe pelo Espírito Santo, conserva a integridade, física e moral, deixando transparecer a intervenção divina, para que estando no mundo, acolhendo o Filho do Altíssimo, possa abarcar a divindade no tempo e na história.
       Depois da Sua morte, os cristãos sempre acreditaram que Ela também tinha sido preservada incorruptível e elevada ao Céu em corpo e alma. Preservada em vida e preservada para a eternidade com Deus.
      São Paulo aos Coríntios, recorda-nos que a morte e ressurreição de Jesus antecipa também o nosso fim. "Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram. Uma vez que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos; porque, do mesmo modo que em Adão todos morreram, assim também em Cristo serão todos restituídos à vida".
       Nossa Senhora, criatura humana como nós, testemunha a salvação em Cristo. Morre e ressuscita, antecipando-Se para Ela o encontro definitivo com Deus nosso Pai.

       2 – No SIM de Maria, Deus vem ao nosso encontro, faz-Se um de nós. Jesus Cristo, por sua vez, abre a nossa história, a nossa humanidade e a nossa finitude à eternidade; dando-lhe um sentido de plenitude, coloca-nos para sempre à direita de Deus Pai, onde Ele já Se encontra.
       "Ela teve um filho varão, que há-de reger todas as nações com ceptro de ferro. O filho foi levado para junto de Deus e do seu trono e a mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar. E ouvi uma voz poderosa que clamava no Céu: «Agora chegou a salvação, o poder e a realeza do nosso Deus e o domínio do seu Ungido» 
       Por Maria é-nos dado um Salvador. Pelo Salvador é-nos concedida a eternidade, a começar por Maria, Mãe de Jesus e Mãe nossa, que Ele nos dá no alto da CRUZ.

       3 – O fim tem um começo. Maria diz "SIM", para acolher Jesus Cristo, um sim que se faz vida, no serviço, na intercessão, na atenção aos outros, como nos mostra o Evangelho deste domingo. Maria vai apressadamente para a montanha, em auxílio de Isabel. Não vai como privilegiada, vai como serva.
       A sua oração é reveladora: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome".
       É Deus que opera maravilhas Nela, mas a favor da humanidade. É um privilégio inclusivo, para beneficiar a todos. Em Maria vislumbramos a nossa salvação.
       Em Maria, a nossa fé há-de levar-nos, como Ela, a viver na procura de realizar a vontade de Deus, acolhendo Cristo e mostrando-O ao mundo pela voz e pela vida."
 

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Prosseguir

Caminhando estou, para onde às vezes me pergunto, apenas sei que prossigo inquieta.
Pensativa buscando entender qual seja o motivo que me leva a insistir em cada passo.
Talvez eu ainda não tenha saído do lugar e só esteja caminhando em círculos tediosos... Já que tudo ao meu redor permanece intacto como deixei, pareço perdida, sinto-me só.
Talvez seja apenas uma miragem já que o calor é escaldante e as dores no calcanhar me
dominam, as pernas bambeiam diante desta longa caminhada, olho para o horizonte e vejo;
O céu beijar a terra, num vislumbre do infinito, um minúsculo sorriso parece brotar no
meu rosto banhado pelo suor e, olhando para baixo; balanço a cabeça e procuro sentido.
Tem que valer apena, tem que valer muito apena! Penso comigo mesma. Estou cansada,
desanimada e sem forças, um pouco de água para tentar amenizar a sequidão na minha
garganta, um momento de reflexão, silêncio; penso em desistir, penso em parar, voltar
para traz quem sabe lá eu encontre “paz” já que é árduo de mais esse caminho estreito.
Meu Deus! Ecoa o grito sem som na imensidão do deserto sem encontrar quem responda...
Cheguei até aqui, tenho que continuar, preciso prosseguir ainda que custe a minha vida.
Volto a levantar a cabeça mesmo cansada e olhar novamente para a linha do horizonte, focalizando o meu norte, respiro fundo, tomo um impulso para levantar e continuar!











segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A Humildade


"Quanto mais fores elevado, mais te humilharas em tudo, e perante Deus acharás misericórdia, porque só a Deus pertence a onipotência, e é pelos humildes que ele é verdadeiramente honrado. Não procures o que é elevado demais para ti; não procures penetrar o que está acima de ti. Mas pensa sempre no que Deus te ordenou. Não tenhas a curiosidade de conhecer um número elevado demais de suas obras, pois não e preciso que vejas com teus olhos os seus segredos. Acautela-te de uma busca exagerada de coisas inúteis, e de uma curiosidade excessiva nas numerosas obras de Deus, pois a ti foram reveladas muitas coisas, que ultrapassam o alcance do espírito humano. Muitos foram enganados pelas próprias opiniões. (Eclesiástico 3, 20-26)"


A reflexão de hoje vem nos ensinar como devemos trazer a humildade dentro de nós, precisamos ser humildes em tudo que fazemos, precisamos levar essa virtude connosco por onde formos. Não devemos dizer : " Eu sou humilde ", pois assim acabamos de exaltar o nosso orgulho, a humildade não é algo que foi feita para ser mostrada! Nós não precisamos divulgar ao mundo que estamos procurando viver a humildade, porque talvez esse dom seja o mais difícil de ser vivido! O nosso Ego, ele fala muito alto diante de nossas vaidades levando-nos a falhar diante desta virtude, observe o que a palavra nos diz:


"Muitos foram enganados pelas próprias opiniões"


Ser humilde, é não querer estar no alto em destaque, é você saber ouvir opiniões, deixar o orgulho de lado e não se exaltar, é você perdoar quem te ofedeu, é estender a mão ao próximo que necessita, é saber ouvir alguém que talvez tenha menos experiência que você, é dar amor a quem necessita, é ser justo em todos momentos, é levar a verdade por onde passar, é colocar a fé como complemento das dúvidas, é colocar Cristo como exemplo de vida. Estes são exemplos de acções que podemos viver no nosso cotidiano para usarmos da humildade na nossa vida!


"Humildade é a verdade"

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Um pedaço de você

Um pedaço de você já ficou no tempo, quando você deixou de ler um bom livro, quando não acreditou naquele amigo, quando não aproveitou aquele instante para falar de amor, quando não abraçou seu pai e nem beijou a mãe.



Um pedaço de você se perdeu na curva, quando abandonou o seu sonho sem tentar, quando aceitou trabalhar onde não gostava, quando fazia o que não suportava, quando disse sim, quando queria dizer não, quando deixou o amor morrer antes de nascer, por medo de sofrer...

Um pedaço de você ficou a parado, quando você não quis fazer um novo percurso, quando se conformou com o velho, quando ficou parado vendo o povo correr, quando votou em branco, se podia escolher, quando não apareceu quando era esperado.


A vida pede atitude em cada instante, e passa por cima de quem se cala, de quem aceita, de quem acredita que tudo está irremediavelmente perdido. A vida desacata quem não se aceita, humilha quem não se valoriza, ensina com amor os que amam sem medidas, ensina com dor, os que fogem das lições.

Um pedaço de você quer tudo, outro quer se esconder. Assim, cabe a você, só a você, dosar ansiedade e apatia, ter um tempo para criar e outro para executar, falar e ouvir, ensinar e aprender, caminhar e correr, amar e ser amado, falar baixo e gritar. ter um tempo para refletir...


Só não vale cruzar os braços, só não vale não ser você, só não vale esquecer: que para Deus nada é mais importante que você e, tenha a certeza que não vai faltar pedaço em você, ao contrário, você vai ser totalmente preenchido pelo amor generoso de Deus!



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A vida é como saborear um passeio de bicicleta

sem precisar apostar corrida com ninguém.
Não temos que ter essa ou aquela velocidade.
Apenas pedalar.
No nosso rítmo.