segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A Humildade


"Quanto mais fores elevado, mais te humilharas em tudo, e perante Deus acharás misericórdia, porque só a Deus pertence a onipotência, e é pelos humildes que ele é verdadeiramente honrado. Não procures o que é elevado demais para ti; não procures penetrar o que está acima de ti. Mas pensa sempre no que Deus te ordenou. Não tenhas a curiosidade de conhecer um número elevado demais de suas obras, pois não e preciso que vejas com teus olhos os seus segredos. Acautela-te de uma busca exagerada de coisas inúteis, e de uma curiosidade excessiva nas numerosas obras de Deus, pois a ti foram reveladas muitas coisas, que ultrapassam o alcance do espírito humano. Muitos foram enganados pelas próprias opiniões. (Eclesiástico 3, 20-26)"


A reflexão de hoje vem nos ensinar como devemos trazer a humildade dentro de nós, precisamos ser humildes em tudo que fazemos, precisamos levar essa virtude connosco por onde formos. Não devemos dizer : " Eu sou humilde ", pois assim acabamos de exaltar o nosso orgulho, a humildade não é algo que foi feita para ser mostrada! Nós não precisamos divulgar ao mundo que estamos procurando viver a humildade, porque talvez esse dom seja o mais difícil de ser vivido! O nosso Ego, ele fala muito alto diante de nossas vaidades levando-nos a falhar diante desta virtude, observe o que a palavra nos diz:


"Muitos foram enganados pelas próprias opiniões"


Ser humilde, é não querer estar no alto em destaque, é você saber ouvir opiniões, deixar o orgulho de lado e não se exaltar, é você perdoar quem te ofedeu, é estender a mão ao próximo que necessita, é saber ouvir alguém que talvez tenha menos experiência que você, é dar amor a quem necessita, é ser justo em todos momentos, é levar a verdade por onde passar, é colocar a fé como complemento das dúvidas, é colocar Cristo como exemplo de vida. Estes são exemplos de acções que podemos viver no nosso cotidiano para usarmos da humildade na nossa vida!


"Humildade é a verdade"

Sem comentários: