segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A riqueza do silêncio


O barulho é incompatível com o acto religioso, que exige silêncio, reflexão, meditação e oração.
A grande missionária católica, Madre Teresa de Calcutá, dizia que não se pode encontrar Deus, falar com Deus, em meio ao barulho e agitação.
"Para chegarmos a santos, precisamos da humildade e da oração. Jesus ensinou-nos a orar; ensinou-nos igualmente a ser mansos e humildes de coração (Mt. 11, 29). Nada disto nos aproveitará se não soubermos o que é o silêncio. A humildade e a oração se aprofundam na medida em que o ouvido, o espírito e a língua tiverem vivido no silêncio com Deus, pois é no silêncio do coração que Deus fala."
"Antes de falar, é necessário que você ouça, pois Deus fala no silêncio do seu coração."
"É impossível pôr-se na presença de Deus sem ter praticado o silêncio, tanto exterior como interior."
"É impossível reencontrar Deus na agitação e no barulho."
"A natureza é silenciosa; as árvores e as flores e a erva permanecem em silêncio."
"Só o silêncio do coração pode ouvir o sopro de Deus em torno de si – em todos os seres, em todos os seus actos – numa porta que se fecha, num coração que sofre, no canto de um pássaro, na corola de uma flor, na cumplicidade dos animais."

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

De volta ao blog


Depois de uma semana de silêncio, cá estamos nós de volta. Ainda com limitações mas, sempre que possível, virei cá.  



Em primeiro lugar gostaria de agradecer imensamente o carinho que cada um demonstrou para comigo. 

Tenho entendido bem o que preciso fazer neste tempo, que é me dedicar a oferecer cada sofrimento que passo pela obra de Deus ASSOCIAÇÃO RESGATANDO VIDAS e também por você. Somos uma só família, e isso me faz bem pensar que não estou sozinha, que meu sofrimento não é em vão e que ele produzirá frutos.
A oração é o encontro absoluto com Deus, porque a oração nos leva à fonte da vida, capaz de dar alegria.

A verdadeira oração não nasce das nossas riquezas, mas das nossas fraquezas e misérias.
Não se esqueça que estamos unidos em oração, estamos e estaremos orando por você.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Interrupção


Vamos parar por uns tempos. Uma semana, quinze dias não sei ainda. Vamos voltar mas para já e por força maior precisamos de parar.
Pedimos desculpa aos habituais seguidores.

Até já!
Oficina de Oração Água Viva
(Associação Resgatando Vidas)

Guardo em mim

"... o muito que vejo e oiço... e o muito que sinto!
Há momentos, em que sou confirmada... mas noutros... caminho na fé.
No silêncio profundo da voz de DEUS e na Sua aparente ausência.
Hoje enquanto cantávamos na missa, comovi-me... travei as lágrimas o mais que pude, e acho que me portei bem.
Não, não ando sempre triste, nem deprimida... há em mim esta faceta, choro de alegria, comoção ou apenas quando sinto a dor alheia... mas hoje, entreguei a N. Senhor a minha pequenez... pedi-LHE que me acolhesse em seus braços.
Já não LHE pergunto o porquê... apenas LHE digo: "Aqui estou!" - Depois... deixo-me envolver... se sai lágrimas, ou uma chama no meu peito... não escolho, aceito o que vem! "

marcomcanela.blogspot.com

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A minha espera

Sempre que penso em esperar, penso em dois bancos. Sim dois bancos! Assim como na solidão. As minhas esperas são sempre a dois.
Agora, quando penso em bancos, penso em dois bancos. Sempre. E espero. Tornei-me numa impaciente que gosta de esperar. Se alguém vir alguma contradição nisto eu posso explicar. O meu problema está em saber explicar o que sinto. Enquanto espero.
O tempo. Só por acaso o tempo está cinzento. Quando espero o tempo nunca está. Nunca dou pelo tempo, desde que aprendi a esperar..

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sorriso de criança





As crianças tem amor no coração naturalmente... Agem com a simplicidade e a inocência que só nesta época da vida se tem...

"O sorriso de uma criança é verdadeiro
Puro e cheio de ternura como uma flor
Presente divino, é inocente por inteiro
Transmitindo sentimentos de amor."




"O sorriso de uma criança vem da Alma
Por isso nos emociona com sua confiança
Sensibilidade e docilidade, nos acalma.
Como é cristalino o sorriso de uma criança!"














sábado, 13 de novembro de 2010

A missão de doar


Quando falamos em dar, sempre vem á ideia o mais material dos processos, dinheiro, alimentos , roupa, etc.


Dar, melhor ainda, D O A R ... significa simplesmente, partilhar com os outros o que facilmente está ao nosso alcance.
D eus
O rdem
A mor
R esposta


Junto de qualquer pessoa, nós podemos ser a resposta à sua necessidade e devemos colaborar nesse processo...
todo aquele que se vê assim na vida, sabe que a qualquer momento, nós somos abrigados a responder, para ajudar quem precisa, porque também nós estamos com necessidade de exercitar a nossa consciência, pedindo-lhe respostas no campo da caridade e da compaixão, da boa vontade e da solidariedade.


A Associação Resgatando Vidas não é apenas para os que menos têm e que mais precisam de nós, mas também para nos ensinar a dar, com paciência e com amor...


A Associação Resgatando Vidas é de certeza um porto de abrigo a todo o tipo de carência, moral e espiritual.


O apelo, portanto, aqui vai... pondere sobre o seu tempo livre... invista em si, faça-se voluntário e ajude, é Deus que põe à sua disposição o Sol, a água e a luz...
Não se sinta á parte, apenas necessita de acreditar em si e sentir-se útil, porque faz parte deste movimento a que chamamos VIDAS... e já agora sabe o que significa vida? ...



V ia
I ncondicional
D e
A poio

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Para reflectir


A caridade dá os pés à esperança para caminhar até à meta da fé

"Não procureis as coisas grandes, apenas façam coisas pequenas com grande amor"
Madre Teresa de Calcutá

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mãos erguidas


"Como outrora Moisés, que de mãos erguidas ao Alto assegurava o caminho do povo de Israel, assim hoje são as nossas mãos erguidas que sustentarão o caminho do mundo e da Igreja contemporâneas.



Como ontem aqueles braços levantados em prece e confiança, também agora precisamos de levantar os nossos a fim de permanecermos fiéis ao Evangelho do Reino que dizemos acreditar.


Quando «ontem» desfaleciam os braços de Moisés o resultado era o retrocesso do caminho percorrido, a perca no combate pela chegada à Terra Prometida, o desalento e a angústia no Povo da Aliança, no «hoje» e no «agora» da nossa peregrinação, sempre que cruzamos os braços, sempre que deixamos desfalecer ou amolecer a nossa vida de oração, o nosso espírito de piedade, os resultados não serão diferentes: retrocederemos na «estrada» da Vida verdadeira e em abundância que Deus tem para nos oferecer!


Quando rezar não é prioridade, sempre que adiamos o tempo da intimidade com Aquele que nos pode dar a paz, cada vez que trocamos "o eterno pelo instante", sucumbimos com demasiada facilidade na aventura divina de sermos sal e luz desta desorientada humanidade.


Sem oração, sem diálogo amoroso, confiante, abandonado, fiel, com o Senhor da Vida, poderemos até fazer, escrever, dizer, coisas belas; unidos a Cristo e a Cristo Crucificado, seremos, verdadeiramente, lugares da Beleza que Deus é. Aliás, apenas na medida das nossas mãos erguidas ao Céu, conseguiremos alcançar aquela margem outra a que somos desafiados chegar!


Só mãos erguidas e dadas ao Essencial poderão sustentar esta errante e anestesiada sociedade.


Apenas mãos levantadas ao Alto conseguirão manter a luminosidade própria da Igreja que Jesus sonhou e que havemos de edificar.


É verdade que já acontecem coisas belas na nossa vida, na Igreja, na História; mas não é menos verdade que poderíamos ser muitíssimo mais esses lugares de Beleza que somos desafiados a ser. Bastaria um pouco mais de oração. Um pouco mais de tempo dedicado Àquele que criou o mundo. Um espaço mais alargado para Quem nos entrega a Eternidade.


De mãos erguidas, de mãos dadas ao Céu, faremos o mundo experimentar a beleza da Igreja, tantas vezes obscurecida e desvirtuada, enegrecida e deformada, simplesmente porque andamos de «mãos a abanar», de «braços cruzados» quando a nossa missão será sempre aquela de Moisés: mãos erguidas para vencermos o bom combate da fé.


Se assim não acontecer, caminharemos para trás, perderemos o rumo do nosso peregrinar, sucumbiremos diante do peso do cada tempo.


De mãos erguidas, em prece e adoração, em louvor e gratidão, por tanto e por tudo, a vitória da Vida verdadeira está assegurada..."

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Porquê?


"O anoitecer indicava o final de mais um dia difícil. Dúvidas, sofrimento, mágoas... Por quê? Ela se perguntava insistentemente, não conseguindo aceitar aquela situação. Resistiu muito por tanto tempo, mas nada adiantou. No final, lá estava ela, desanimada, desacreditada, desesperada.

Por quê? Ela continuava se questionando. Não precisava sentir todo aquele ódio, nem se culpar pelo que havia acontecido. Foi de repente, quase imperceptível. Na verdade, quando ela realmente percebeu, já era tarde demais. E agora? Insistia, em silêncio.

No quarto fechado, ela pensava em tudo que havia tirado seu sossego. O sossego perturbado há meses e que, pelo visto, permaneceria inquieto. Havia uma força mais forte do que ela. A força do desconhecimento. Sim, ela desconhecia todos aqueles sentimentos, misturados, entrelaçados e bagunçados. Não sabia se amava ou odiava. Não tinha controle sobre nada.


Até que um dia, ela acordou, após sentir, dentro de si, um alerta. Olhou-se no espelho. Percebeu o rosto triste, lembrou-se das lágrimas que haviam caído em vão. Resolveu deixar todas as dúvidas pelo caminho e optar por uma vida sem mágoas e sofrimentos. Nem das coisas boas fez questão de recordar. Sentiu a necessidade de encarar a situação como um passado muito, muito distante, praticamente apagado da memória. Ela, então, disse tchau e nunca, nunca mais, olhou para trás."

Marina Guido

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dia da Amizade- Casa Vidas


"Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo.Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante." (Eclo 6,14-17)



Uma das melhores coisas da vida é ter um amigo. Amigo para chorar, amigo para rir, amigo para ficar a noite toda conversando, amigo para tomar café ou comer um gelado, amigo para se ligar só para matar a saudade, amigo para corrigir, amigo que nos leva a Deus...


A Amizade é um presente de Deus para nós. Ele mesmo nos quis como amigos, não mais como servos (cf. Jo 15,15)... Quer dizer que a AMIZADE, É IDÉIA DE DEUS!

Dia da amizade, domingo na casa vidas! Eu vou, e tu?

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Oração


Precisamos nos humilhar diante de Deus, reconhecendo que Ele é senhor e nós servos e que dependemos Dele em tudo, como fez aquele cobrador de Impostos (Lucas 18,13) -  Estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: "Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador"
A oração sempre vem depois da humilhação, antes é necessário estarmos arrependidos diante de Deus.
Precisamos procurar a Deus com todas as nossas forças, chegar próximo Dele, para podermos receber a Sua graça. (Jeremias 29,13) - "Procurar-Me-eis, e encontrar-Me-eis se Me buscardes de todo o coração."
Quando nos arrependemos diante do Senhor, Ele imediatamente nos atende, pois Deus jamais despresará um coração arrependido.