sábado, 17 de outubro de 2009

TEM PÃO VELHO?


"Vou contar-lhe um facto corriqueiro, que inesperadamente trouxe-me uma grande lição de vida. Era um fim de tarde de sábado, eu estava regando o jardim da minha casa, quando fui interpelada por um garotinho com pouco mais de 9 anos, dizendo:- Senhora, tem pão velho?- (Essa coisa de pedir pão velho sempre me incomodou desde criança. Na adolescência descobri que pedir pão velho era dizer-me dá o pão que era meu e ficou na sua casa). Olhei para aquela criança tão nostálgica e perguntei:- Onde moras?- Depois do jardim zoológico.- Bem longe, hein!- É... mas eu tenho que pedir as coisas para comer.- Andas na escola?- Não. Minha mãe não pode comprar material.- Teu pai mora com vocês?- Ele saiu de casa. E a conversa prosseguiu, até que eu disse-lhe:- Vou buscar o pão, serve pão novo?- NÃO PRECISA NÃO,A SENHORA JÁ CONVERSOU COMIGO! Esta resposta caiu em mim como um raio. Tive a sensação de ter absorvido toda a solidão e a falta de amor desta criança. Deste menino de apenas 9 anos, já sem sonhos, sem brinquedos, sem comida,sem escola e tão necessitado de uma conversa amiga. Caro irmão, lições podemos tirar desta resposta." NÃO PRECISA NÃO, a Senhora JÁ CONVERSOU COMIGO".Que poder tem o gesto de falar e ouvir com amor! Alguns anos já se passaram e continuam pedindo"pão velho" na minha casa e eu dando "pão novo", mas procurando antes compartilhar o pão das pequenas conversas, o pão dos gestos que acolhem e promovem. Este pão de amor não fica velho, porque é fabricado no coração de quem acredita naquele que disse:- "Eu sou o pão da vida".- E deixou-nos um novo mandamento."Amai-vos uns aos outros como eu vos amei". Depois daquele sábado eu acho que pedir pão velho significa dizer:- Converse comigo, dê-me a alegria de ser amado."

1 comentário:

carmen disse...

Meninas vocês vão buscar meditações,que são GRANDES exemplos de VIDA!
Defacto o pão de amor quando é fabricado no coração,e sincero nunca fica velho,está sempre fresco para ser compartilhado
Um pouco de atenção,carinho e amor para ouvir quem precisa é fundamental na vida
Quantas vidas se perdirão por falta de alguém para as escutar?
Infelizmente há pessoas que pensam que dar é só o" material",mas o escutar e uma simples palavra vale muito mais...
Continuem...dando pão novo quando vos pedem pão velho!
Beijos