sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Olhando o presépio, que lições tiramos para a nossa vida?


"Mais um final de ano se aproxima e nos preparamos para celebrar o Natal. Contemplando o presépio, vemos o Deus - amor que oferece a graça da conversão e salvação.


O Natal centraliza diante dos nossos olhos uma família. No Presépio, encontramos três pessoas: o carpinteiro José, Maria de Nazaré, a tecelã, e o Menino Jesus, deitado na manjedoura. Há presépios, por demais imaginativos e sofisticados, onde as três principais figuras, quase desaparecem e favorecem a distração do verdadeiro mistério que encerra o presépio.


O Filho de Deus poderia ter escolhido outra maneira de vir ao mundo, mas preferiu nascer no aconchego de uma família, "filho de uma mulher". Não teve casa, berço, enxoval de bebé... Ele só fez questão de uma família. Com divina simplicidade narra o Evangelho de Lucas que Maria " deu à luz seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o num cocho de animais porque não havia lugar para eles dentro do alojamento" ( Lc 2,7).


O presépio tem o poder de enlevar-nos e transportar-nos para o mundo do maravilhoso e nos convencer de que Deus ama de verdade e não só em palavras. "O verbo divino se fez carne e fez sua morada entre nós" ( Jo 1,14). Diz um poeta: " O Presépio não é para ser admirado, mas, rezado e meditado". Ao contemplá-lo com os olhos da fé, nascem em nós os mais variados sentimentos.


No presépio está José, da linhagem de Davi, carpinteiro de profissão. Deus quis nascer no lar de um trabalhador e conviver com a simplicidade e a pobreza. Foi-lhe destinada a missão de esposo da Mãe do Salvador e de Pai segundo a Lei, e não segundo a carne. Missão desempenhada no silêncio.


No presépio também está Maria de Nazaré, "meditando em seu coração os acontecimentos" ( lc 2, 51). Maria, uma jovem judia de classe popular, viu-se um dia, surpreendida pelo Anjo que " entrando onde ela estava a saúda: Alegra-te, cheia de graça" ( Lc 1,28) e logo anuncia: " Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus" ( Lc 1,31). Ao ser tranquilizada de sua pertubação com esse anúncio, pronta e generosamente respondeu ao Anjo o que Deus pedia: " Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" ( Lc 1,38). Como serva do Senhor, dizendo sempre "SIM" à vontade Dele, cumpriu sua missão de mãe, desde quando reclinou seu filho na manjedoura, em belém, até quando O acolheu em seus braços, ao pé da cruz, no Calvário.


Junto com Maria e José, no presépio encontramos o MENINO DEUS, Filho eterno do Pai e Filho da história dos homens, " nascido de uma mulher". Esperado pelos Patriarcas e predito pelos Profetas do Povo Eleito da Antiga Aliança é o EMANUEL, O DEUS CONOSCO DA NOVA ALIANÇA. Na sua pregação, revelando-se aos homens, dirá de si mesmo: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14,6). Na Tradição da fé católica rezamos: " Creio em Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem".


Na companhia dos pastores, revestidos de seus puros sentimentos e envolvidos pela mesma LUZ, daquela " Noite Feliz", aproximemo-nos do PRESÉPIO onde encontraremos: Maria, José eo Recém-nascido deitado na manjedoura".


FESTEJEMOS O NATAL UNIDOS À SAGRADA FAMÍLIA, TRAZENDO-A PARA A INTIMIDADE DOS NOSSOS LARES."















Sem comentários: