quarta-feira, 13 de março de 2013

Quaresma


Nem sempre é assim tão fácil ouvir e cumprir as palavras da sagrada escritura... No livro sagrado, Jesus vai afirmar: " Quem quiser seguir-Me, renuncie-se a si mesmo... depois venha e siga-me". É de facto, uma afirmação dura, severa e carregada dum convite pessoal e intransferível. Esta frase ressoou no meu coração estes dias de retiro, de reflexão, tendo como ponto de partida a afirmação feita numa pregação ouvida: o coração dum religioso não pode estar dividido. Não sei se a frase era para mim, mas aquilo encontrou eco e comecei a pensar, qual a percentagem do meu coração que pertence a Deus? renunciar a mim mesmo, é deixar de viver... é deixar de ser, de estar... é viver completamente o abandono e a confiança; é a vivência da afirmação Paulina: já não sou eu que vivo, Cristo vive em mim.
Talvez seja esse o convite que a liturgia nas faça neste tempo de quaresma: renuncia a ti mesmo.

Padre Daniel

Sem comentários: