quinta-feira, 28 de março de 2013

Significado espiritual do lava-pés.



        O gesto do lava- pés transforma as relações de domínio em relações de serviço, supera as rupturas e divisões criando relações de aliança, invertendo o comportamento egoísta em atitude altruísta. Jesus fez de sua vida um grande lava-pés. Seu jeito de amar e respeitar as pessoas, de ser irmão e servidor, de doar-se aos outros, de entregar sua vida pela salvação do mundo, é um lava-pés existencial.
         Pelo lava-pés os inimigos se tornam amigos e o outro é respeitado como irmão, amigo e companheiro. Ninguém é espezinhado, pelo contrário, é colocado de pé caso tenha caído. Estar aos pés de quem caiu, fracassou, faliu é um verdadeiro lava-pés. Isso tudo cura os pés feridos.
         Encurtar distância, vencer diferenças, superar divisões, socorrer as vítimas da injustiça é lavar os pés dos outros, até que ninguém mais seja chutado, pisoteado pelo abuso do poder, pela vingança, pelo orgulho. Tem os pés sujos que alimenta ódio, raiva, crueldade. O lava-pés nos faz peregrinos na direção do irmão e dá a coragem para o diálogo, o perdão, a reconciliação. Cai a discriminação, o racismo, a exclusão, a mentalidade de privilégios, de classe e de superioridade.
         Lava-pés é acolhimento, hospitalidade, aceitação dos outros, voluntariado, altruísmo, solidariedade.
 É optar pela misericórdia, pela compaixão, pela comunhão. Num ambiente de discórdia, divisão, brigas, indiferença pelos pobres, não se deve celebrar a eucaristia. Na lógica do lava-pés o outro é o centro e digno de ternura, respeito, consideração. Jesus inclinando-se para lavar os pés explicou de forma inequivocável o sentido da Eucaristia. O amor fraterno é a prova da autenticidade das nossas celebrações eucarísticas.
         O lava-pés é o poder da ternura. Violência é fraqueza e derrota. Ou vivemos todos como irmãos, ou morreremos todos como loucos. Quem se inclina para lavar os pés eleva-se diante de Deus. É superada a relação senhor - escravo, pela relação de igualdade e aliança. Lava-pés é despir-se do poder e revestir-se de humildade, desamarrar as sandálias para dar alívio aos sofredores.
         Lava-pés é ir ao outro, ao povo, ao pobre, ser companheiro de viagem. Os pés fazem a gente enxergar melhor, lá onde estão nossos pés, nossos olhos se abrem. Na escola do lava-pés superamos as atitudes de pretensão, competição, arbítrio, inveja, difamação e nos tornamos samaritanos querendo o bem dos outros, sofrendo a dor deles, carregando seus fardos, defendendo seus interesses.
         Lava-pés é libertação do narcisismo, da arrogância, da presunção, das gratificações e aparências. Acontece assim o esvaziamento de nós mesmos e a elevação dos outros. Saberemos exultar de alegria pelo sucesso alheio e jamais prejudicaremos a alguém. Seremos pessoas de tolerância.
         Lava-pés não é uma cerimônia nem uma encenação. É um jeito de viver, um estilo de vida, uma lógica do amor. Lava-pés é descer dos nossos pedestais, colocar-se na situação dos outros, tratá-los como nossos melhores amigos. A espiritualidade do lava-pés hoje se chama solidariedade, compaixão e comunhão, cujo alicerce é a humildade e espírito de fraternidade. Em outras palavras, atender bem o telefone, abrir a porta da casa, ser gentil no transito, estar do lado dos pobres etc, são verdadeiros lava-pés. Uma Igreja “casa dos pobres e escola de comunhão”, é Igreja do lava-pés. Na cultura contemporânea é mais fácil dar ponta pés que lavá-los. Todo o interesse pela vida no Planeta, é sem dúvida um moderno lava-pés.

Dom Orlando Brandes Arcebispo de Londrina

quinta-feira, 21 de março de 2013

O nosso 7º Aniversário



Este mês, a nossa Oficina de Oração Água Viva completa 7 anos, e louvamos a Deus por todas as graças recebidas  em todos estes anos.

Muitas maravilhas aconteceram e continuam a acontecer, muitas vidas foram transformadas. Quantos milagres! Quantas curas! Deus realmente tem amado este grupo.
Louvamos a Deus por todos os participantes deste Grupo em especial ao nosso querido Padre Daniel. Todos os que deram uma imensa parcela de contribuição e hoje não estão mais aqui. Aquelas que vieram muitas vezes, aqueles que vieram poucas vezes. Aqueles que perseveraram e continuam a caminhar connosco, enfim... todos, que de uma forma ou de outra se fizeram presentes.

Com certeza, formamos uma linda família em Cristo Jesus, sendo conduzida pelo Espírito Santo e tendo como fonte inspiradora; Nossa Senhora.

A festa acontecerá como sempre, na primeira quarta-feira do mês de Abril, e será um momento muito especial. Ficaremos felizes pela participação maciça do Grupo.
Que Deus nos abençoe!!

terça-feira, 19 de março de 2013

Padre Daniel, Parabéns pelo seu 15º Aniversário de Sacerdote



"Seduziste-me, Senhor, e eu deixei-me seduzir" (Jer 20,7).

Amigo, Padre Daniel
Hoje louvamos e agradecemos a Deus pelo dom de sua vida, de quem a providência divina se serviu a fim de nos permitir estar aqui para agradecer mais um ano de sua ordenação sacerdotal.
Na vida há acontecimentos e datas que não podemos esquecer e no que diz respeito à sua vocação, muito mais se torna importante fazer memória, principalmente como atitudes de acção de graças pelo dom recebido.
A nossa Associação é abençoada pela sua presença e pelo seu trabalho, sua sabedoria, e também pelos seus conselhos que sempre nos direccionaram para um caminho santo.
Padre Daniel, festejar mais um ano de sacerdócio é ter a chance de fazer novos amigos, ensinar novas lições dando cada vez mais amparo aos que buscam em si. É também amadurecer mais e olhar a sua missão de lançar as redes como uma dádiva de Deus.
Hoje compreendemos um pouco a vocação para o sacerdócio como sendo um dom divino, para o qual é preciso abrir mão de muitas coisas essenciais na vida, como a família, o conforto, os amigos... Um verdadeiro despojar-se de si mesmo para que no fim, se obtenha o tudo ofertado pelas mãos de Deus. É ser grato, estar disposto, é ser forte, destemido mesmo que o coração esteja partido pela dor, é ser rima, é ser verso, é ser Deus no universo.
Dia 19 de Março, é um dia abençoado para todos nós e principalmente para Deus, pois Ele recebeu há 15 anos o seu SIM. Por tudo isso Padre Daniel, agradecemos pelo seu contínuo zelo, dedicação e principalmente por ser este fiel amigo e pai espiritual que conduz amorosamente os nossos passos em direcção a Deus.
Pedimos a bênção de Deus e que nossa Mãe Maria Santíssima o cubra e proteja com seu Manto Celeste, e estando a frente de todas as dificuldades e obstáculos que se puserem no seu caminho.
Parabéns Padre Daniel! Amamo-lo  muito!
Estes são os sinceros votos de todos os seus: Amigos

( Oficina de Oração Água Viva ) 

quinta-feira, 14 de março de 2013

Perfil do Papa Francisco




“Jesus nos ensina o outro caminho: sair para dar testemunho, sair para cuidar do próximo, sair para repartir, sair para perguntar”.
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, nasceu em 17 de novembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina e é agora o primeiro Papa Jesuíta.
Bergoglio estudou química, mas decidiu ser sacerdote e entrou para o seminário de “Villa Devoto”. Em 11 de março de 1958, passou para o noviciado da Companhia de Jesus.

Estudou sobre a humanidade no Chile e, em 1960, voltou para Buenos Aires, onde fez licenciatura em Filosofia no colégio “Maximo San José”, na cidade de “San Miguel”. Estudou Filosofia e Teologia, tornando-se, mais tarde, professor teológico. Considerado entre muitos como um líder nato, não demorou para que a Sociedade dos Jesuítas o promovesse como provincial da Argentina.
Bergoglio foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1969; em 20 de maio de 1992, João Paulo II nomeou-o Bispo Titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires. Em junho desse mesmo ano, recebeu, na Catedral Primada, a ordenação episcopal. Foi promovido a Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires em 3 de junho de 1997.
O atual Pontífice de Roma foi criado cardeal presbítero, em 21 de fevereiro de 2001, e recebeu a barrete vermelha e o título de São Roberto Belarmino. Como purpurado, Bergoglio tornou-se conhecido pela humildade pessoal, pelo conservadorismo doutrinário e pelo compromisso com a justiça social. Um estilo de vida simples contribuiu para sua reputação de humildade. Ele morava em um pequeno apartamento, em vez de residir na residência do bispo de palaciana. Agora como Papa, Francisco residirá no Vaticano.
O Novo Papa é um dos cinco filhos de um casamento italiano de classe média, formado por Mário, um trabalhador ferroviário, e Regina Sívori, uma dona de casa.
É autor de várias obras, entre as quais “Reflexões sobre a vida apostólica”, de 1986; “Meditações para Religiosos”, de 1982, e “Reflexões de Esperança”, de 1992. É membro da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos, bem como do Conselho Pontifício para a Família.
É apaixonado leitor de Dostoievski, Borges e autores clássicos. Gosta de tango e é aficionado por futebol.
Em contra-partida, é contra o casamento homossexual e o aborto. Durante a discussão do projeto que legalizou, na Argentina, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o agora Papa Francisco enviou uma carta de repúdio dirigida aos quatro monastérios de Buenos Aires, na qual dizia: “Não sejamos ingênuos. Não se trata de uma simples luta política; é a pretensão destrutiva ao plano de Deus”.
“Jesus nos ensina o outro caminho: sair para dar testemunho, sair para cuidar do próximo, sair para repartir, sair para perguntar”, disse Bergoglio, ainda cardeal, comparando o conceito do catolicismo com os fariseus do tempo de Jesus.
Fonte: http://papa.cancaonova.com/perfil-do-papa-francisco/ 

quarta-feira, 13 de março de 2013

Quaresma


Nem sempre é assim tão fácil ouvir e cumprir as palavras da sagrada escritura... No livro sagrado, Jesus vai afirmar: " Quem quiser seguir-Me, renuncie-se a si mesmo... depois venha e siga-me". É de facto, uma afirmação dura, severa e carregada dum convite pessoal e intransferível. Esta frase ressoou no meu coração estes dias de retiro, de reflexão, tendo como ponto de partida a afirmação feita numa pregação ouvida: o coração dum religioso não pode estar dividido. Não sei se a frase era para mim, mas aquilo encontrou eco e comecei a pensar, qual a percentagem do meu coração que pertence a Deus? renunciar a mim mesmo, é deixar de viver... é deixar de ser, de estar... é viver completamente o abandono e a confiança; é a vivência da afirmação Paulina: já não sou eu que vivo, Cristo vive em mim.
Talvez seja esse o convite que a liturgia nas faça neste tempo de quaresma: renuncia a ti mesmo.

Padre Daniel

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher



8 de Março  dia internacional da mulher, dia de reflexão, de elevar os pensamentos numa oração às mulheres




Obrigado Senhor
por teres criado no mundo a mulher
E por tê-la enriquecido com preciosos dons:
o carinho, a sensibilidade, a beleza,
a ternura, a dedicação e o amor.
Deste ao homem a graça de encontrar
na mulher: uma amiga, irmã,
companheira, esposa e mãe.
Nela se processa o mistério da vida,
sendo capaz de gerar,
de trazer à luz filhos e filhas.
Sem sua presença no mundo,
o amor estaria fadado à extinção.
E o mundo ficaria pobre e sem sentido.
Perdoa-nos, Senhor,
por nem sempre sabermos reconhecer
o verdadeiro valor da mulher,
por muitas vezes a considerarmos objectos,
sexo frágil e força de trabalho doméstico.
Que também a mulher reconheça seu valor,
sua dignidade e sua missão no mundo.
Que ela não aceite ser instrumentalizada
nem banalizada no seu corpo e nos seus
sentimentos.
Que no corpo e na alma de cada mulher,
possamos continuar encontrando os sinais
de MÃE que nela plantaste,

Amem.
( Frei Zeca)

quarta-feira, 6 de março de 2013

Nem tudo é fácil

É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste.
É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada
"É difícil valorizar um amor, assim como é fácil perdê-lo para sempre.
É difícil agradecer pelo dia de hoje, assim como é fácil viver mais um dia.
É difícil enxergar o que a vida traz de bom, assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua.
É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar que sempre falta algo.
É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar.
É difícil colocar-se no lugar de alguém, assim como é fácil olhar para o próprio umbigo.
Se você errou, peça desculpas…
É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?
Se alguém errou com você, perdoa-o…
É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender?
Se você sente algo, diga…
É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar
alguém que queira escutar?
Se alguém reclama de você, ouça…
É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir você?
Se alguém te ama, ame-o…
É difícil entregar-se? Mas quem disse que é fácil ser feliz?
Nem tudo é fácil na vida. Mas, com certeza, nada é impossível…
Precisamos acreditar, ter fé e lutar para que não apenas sonhemos, mas também tornemos todos esses desejos, Realidade!"

Cecilia Meireles