terça-feira, 22 de maio de 2012

Santa Rita - 22 de Maio



Por séculos Santa Rita de Cássia (1381-1457) foi uma das Santas mais populares na Igreja Católica. Ela é conhecida como a "Santa do Impossível" por suas impressionantes respostas às orações, como também pelos notáveis sucessos de sua própria vida.


Santa Rita queria ser freira, mas por obedecer a seus pais, casou-se. Seu marido causou-lhe muitos sofrimentos, mas ela devolveu sua crueldade com oração e bondade. Com o tempo ele se converteu, chegando a ser considerado temeroso de Deus. Mas Santa Rita teve que suportar uma grande dor quando seu marido foi assassinado.


Santa Rita descobriu depois que seus dois filhos estavam pensando em vingar a morte do pai. Ela temia que seus desejos pusessem estar de acordo com o malicioso costume da vingança. Com um amor heróico por suas almas, ela suplicou a Deus que os levasse desta vida antes de permitir-lhes cometer este grande pecado. Não muito tempo mais tarde, ambos morreram, depois de se prepararem para encontrar com Deus.


Sem seu marido e sem filhos, Santa Rita entregou-se à oração, à penitência e às obras de caridade. Depois de um tempo ela começou a se empenhar para ser admitida no Convento Agostiniano em Cássia.


Inicialmente ela não foi aceita, mas depois de orar a seus três especiais santos patronos — São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolas de Tolentino — milagrosamente entrou para o convento, onde permaneceu. Isto aconteceu por volta de 1441.


No convento, a vida de Santa Rita foi marcada por sua grande caridade e severas penitências. Suas orações obtiveram, para outros, curas notáveis, libertação do demônio e outros favores especiais de Deus para que ela pudesse compartilhar a dor de Sua Coroa de Espinhos. Nosso Senhor deu a Santa Rita uma ferida de espinho em sua fronte. Era muito dolorosa e expelia um odor desagradável, mas ela a considerava uma graça divina. Ela orava "Oh amado Jesus, aumenta minha paciência na medida em que aumenta meus sofrimentos". A ferida permaneceu durante o resto de sua vida.


Santa Rita faleceu em 22 de maio de 1457 à idade de 76 anos. As pessoas se amontoaram no convento para prestar-lhe as últimas homenagens. Inúmeros milagres aconteceram através de sua intercessão, e a devoção a ela estendeu-se por toda parte. O corpo de Santa Rita foi conservado incorrupto por vários séculos, e às vezes exalava uma doce fragrância. Segundo uma lenda, na cerimônia de sua beatificação, o corpo da Santa "elevou-se e abriu os olhos".


Deus escutou as orações de Santa Rita pelos outros em inumeráveis ocasiões e, certamente, ela estará feliz por interceder mais uma vez por todos os que rogam a Deus por meio dela agora — para continuar percebendo a verdade de seu grande nome.


Sem comentários: