sábado, 30 de outubro de 2010

Palavras


Senhor, peço-te silêncio!
Perdoa-me a contradição, pedi-te tantas vezes o dom da expressão...
Pedi-te uma boca sem bloqueio nem receio que se soubesse espressar...
Mas hoje, Senhor, peço-te o dom de saber calar.
Cala-me do fútil, do inútil, do intolerante, do arremesso, da falta de senso, do discurso arrogante...
Cala-me do jeito mordaz,  que nem sempre é capaz de ter um bom efeito, de frases sem raciocínio que levem ao declínio do que sinto no peito...
Rejeito a palavra pretensiosa que de acutilante faz doer, rejeito ser voz que dói porque me mói e sofro por ver sofrer...
E me faz arrepender...
Quero abster-me da opinião como juizo de valor, quem sou eu para julgar? Sou apenas pecadora!
Por isso te peço Senhor, dá-me o dom de saber calar.
Que falem meus os olhos num olhar terno, os  meus ouvidos escutem com submissão, as minhas mãos se estendam num gesto fraterno mas, a minha boca se abra com contenção...


Dulce Gomes

(Só entende o valor do silêncio, quem tem necessidade de calar para não ferir alguém.)









quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O que é a Verdade?


O que é a verdade? Quantas vezes já acreditamos em coisas que mais tarde descobrimos serem bem diferentes daquilo que pensávamos?


"Perguntou-lhe então Pilatos: És, portanto, rei? Respondeu Jesus: Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz.

Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade?... Falando isso, saiu de novo, foi ter com os judeus e disse-lhes: Não acho nele crime algum." (João 18, 37- 38) 


O que é a verdade?
 
"Ser verdadeiro é ser autêntico; é sem precisar mentir para manter uma aparência; é ter a coragem de dizer as suas próprias "verdades" vivendo a grande Verdade.
Ser verdadeiro é ser fiel àquilo em que se acredita.
Ser verdadeiro é ousar viver em acordo com suas convicções.
Ser verdadeiro é ter a coragem de demonstrar aquilo que se sente e não temer mostrar a própria vulnerabilidade.
Ser verdadeiro é correr o risco de ficar só e mesmo assim continuar.
Ser verdadeiro é romper as barreiras das máscaras propostas e colocar o rosto de Cristo."
Hoje somos convocados à Verdade...

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O valor das Mãos

Mãos postas,
Que oram.


Mãos abertas,
Que ofertam.


Mãos levantadas,
Que abençoam.


Mãos estendidas,
Que ajudam.


Mãos unidas,
Solidárias.

Mãos apertadas,
Amizade
Mãos que plantam.
Vida.

Mãos que acolhe,
Fraternas

Mãos calejadas,
Sabedoria.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Trampolim da vida


"Ninguém é obrigado a fazer o que queremos
Nem sempre as coisas são como queremos e idealizamos, e é bom que isso seja assim, pois nem sempre o que queremos é o melhor para nós. Toda existência humana é marcada pela “condição de contradição”, ou seja, pela fraqueza, pecado e, consequentemente, pela queda.
Perder faz parte da vida e aceitar a própria condição limitada é sinal de sabedoria. É horrível conviver com alguém que crê ser absoluto e acredita que todos têm o dever de satisfazer suas vontades.
Há muitos pais que estragam os seus filhos, porque não lhes ensinam que o “não” também faz crescer, e que a queda pode também ensinar. Precisamos aprender a lidar com nossos fracassos. Muitos não suportam os fracassos próprios da vida, porque foram educados somente para ganhar.
Para superarmos as quedas impostas pela vida precisamos ter a humildade de saber perder.
As pessoas não são obrigadas a ser e a fazer o que queremos; elas não são obrigadas a corresponder às nossas expectativas. O facto de sermos contrariados é uma experiência que nos faz mais fortes, pois, compreendemos que a nossa maneira de pensar não é a única nem a melhor, e que não estamos sempre certos. Precisamos saber perder e sair de cena quando erramos, quando não estamos com a razão. A perfeição não significa ausência de erro, mas capacidade de perdoar e recomeçar sempre. Não temos a obrigação de acertar sempre, mas temos sim o dever de aprender com nossos erros.
A humildade é escola da virtude, e grandeza é aceitar com ternura aquilo que se é.
A vida não diz sempre "sim", e a alma se torna grande quando é capaz de sorrir também diante do “não”. Aceitar que nem todos nos amam, que não somos os melhores em tudo, são expressões de um coração que compreende verdadeiramente o que significa a arte de“viver bem”. A derrota é sempre uma possibilidade de recomeço e crescimento para quem sabe bem aproveitá-la. Que esta não seja para nós motivo de paralisia, mas sim de um trampolim para nos lançar nos braços da vitória."

sábado, 23 de outubro de 2010

A Espera


Dizem que esperar faz desesperar.
Depende...
De quem se espera. De como se espera.


"Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." Salmo 39


Não é fácil esperar em Deus. Não é fácil viver pela fé e crer que o que está turvo hoje, estará claro amanhã. Será que esperamos pacientemente no Senhor? O Senhor não ignora o nosso sofrimento. Ele se inclina do seu trono, só para escutar a nossa oração. Ore, creia e,... Espere.


Esperar prostrados aos pés do Pai - isso é oração.
Saber esperar é louvar a Deus.



quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Amigos...


Sou daquelas que ainda acredita ou melhor, acreditava, na amizade pura, que dá sem pedir em troca, sem custo nenhum. Acreditava na amizade sem traição. É com muita pena que hoje digo isto. Nem imaginam o quanto me custa!

Tenho grandes amigos. Não muitos até porque aqui se aplica a velha máxima da qualidade versus quantidade. Mas excelentes. De uma grandeza humana formidável. Daqueles que no momento certo, de dor, dificuldade, estão lá, com a sua mão, o seu abraço, com a sua palavra. Daqueles que jamais seriam capazes de me trair. Tenho muito orgulho neles!

Depois há os outros. Os que pareciam ser amigos mas, afinal não são! Grandes amigos, mas de si próprios, do seu imenso ego. Sinto-me muito triste com esta situação, já devia ter idade para perceber melhor quem é amigo, e quem nos utiliza para seu proveito... Mas o tempo ajuda a esquecer e os bons amigos superam em qualidade os maus.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Caridade



“Caridade não deve nunca olhar para trás, mas sempre para a frente, porque o número dos seus benefícios passados é sempre muito pequeno, mas as misérias presentes e futuras que ela deve aliviar são infinitas”




Depois de meditarmos o texto chegamos as seguintes conclusões:


Hoje mais do que nunca é necessário transmitir valores cristãos às famílias, mas o mais importante não é falar ao expor qualquer doutrina é fazer, isto é estar atento ao outro e ajuda-lo com obras e não com palavras
Não devemos ter vergonha de nos afirmar em qualquer parte, devemos falar sobre o que acreditamos com alegria, para que os outros vejam que ser "Vidas" é ser cristão, é ser uma opção que faz com que cada um olhe pelo irmão numa perspectiva de partilha e testemunho de vida.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Como?...


Como faremos para que os grandes homens do mundo entendam o que constitui a Vida?
Como semear boas sementes num campo cuja plantação se chama espinhos de egoísmo?
Como caminhar nesta estrada, se o que mais encontramos, são pedras?
Como entender as pessoas que se alimentam dessa forma?
Como falar, mostrar ao mundo a realidade que ele desconhece ou frigidamente vive sem lhe  pesar a consciência?
Como fazer entender os homens que têm o coração fechado para a Humildade, Respeito, Caridade e para o Amor?
Como dizer a quem só tem ouvidos para a Ambição, que é preciso esquecer-de de si mesmo?
Como fechar as portas que teimam só se abrirem para o Materialismo?
Como tirar bons frutos deste caminho, se ele não é adubado com Amor, Alegria, Paz, Misericórdia, Humildade e Bondade?
Como?...

As dificuldades são muitas, mas não devemos nos entregar ao desânimo, Jesus nunca desanimou porque Ele acreditou e acredita no homem.

Divulguemos a Sua Palavra, com nosso testemunho de Fé.



sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Medos


"Precisamos de homens que mantenham o olhar voltado para Deus e aí aprendam a verdadeira humanidade. (...) Só através de homens tocados por Deus, Deus pode voltar para junto dos homens".
"Só o Amor pode salvar o mundo".
São afirmações categóricas, urgentes, determinadas, estas de Bento XVI.
Palavras que iluminam e desbravam os caminhos que havemos de percorrer enquanto pessoas crentes, enquanto discípulos do Ressuscitado, enquanto membros vivos de uma Igreja que tem por missão «falar» d'Aquele que é Caminho, Verdade e Vida.
Se «só o amor pode salvar o mundo» então apenas o amor pode salvar a Igreja; então somente a fidelidade à Cruz pode salvar o Homem que somos que queremos ser. Só o amor, sempre ao jeito de Jesus, nos conseguirá transformar em «homens que mantenham o olhar voltado para Deus», em «homens tocados por Deus» para que Ele possa, verdadeiramente «voltar para junto dos homens».
«O medo mata antes antes de se morrer»!
O medo, o medo da Cruz, o medo do que significa sepulcro vazio (vitória da verdade e da vida, vitória da humildade e do despojamento, vitória da simplicidade e da entrega) consegue simplesmente anestesiar a grandiosidade a que somos chamados!
O medo de se ser verdadeira e totalmente de Deus atrasa a redenção, asfixia a liberdade, oprime a justiça, atordoa a força do Espírito em nós!
Medo das «confusões», das multidões, dos «apertos»!!!
De facto, o medo, o comodismo, o «light» em que deixámos cair a nossa fé e a nossa adesão ao Evangelho não consegue trazer Deus para junto dos homens!
Quando se perde a dimensão do encanto e do espanto, da gratidão e da surpresa, estamos, simplesmente, condenados à banalidade, ao «sono», ao epidérmico, ao acessório, deixando fugir a beleza do essencial, do profundo, do «novo», do definitivo, do eterno...
Mas haverá sempre alguém a «gritar» aos nossos «sonos»: «Só o Amor pode salvar o mundo»!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Amor ao próximo

O Voluntariado é uma experiência pessoal muito enriquecedora. Não é preciso muito do nosso tempo útil e da nossa generosidade, para que em troca nos possamos sentir mais preenchidos.

As actividades do Voluntariado pressupõem partilha, altruísmo e energia.
A essência do Voluntariado está dentro de cada um de nós!

“Se não nos ajudarmos uns aos outros, quem o fará?”



Esta frase representa um pouco o nosso estilo de vida… ajudar o próximo. E para isso, não são necessários grandes "espectáculos" ou manifestações vistosas, mas sim coisas simples do dia-a-dia, como um simples sorriso, um simples conselho, um simples carinho, uma simples atenção.
É esta a motivação de ser Voluntário!


Ser voluntário é ser útil, sem esperar recompensas nem compensações. É saber compartilhar o que temos de mais precioso: amor, felicidade, sabedoria, conhecimento, tempo e humildade, sendo por vezes uma bênção do céu.

No momento em que nos predispomos a compartilhar o que temos de melhor com as pessoas, é possível, então, dizer que somos voluntários da grande missão que é a Casa Vidas.


“Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações” (Vincent Van Gogh).

terça-feira, 12 de outubro de 2010

13 de Outubro de 1917


De acordo com os relatos da época, milhares de pessoas assistiram a um Milagre do Sol, em Fátima, no dia 13 de Outubro de 1917



Devido ao facto dos pastorinhos terem revelado que a Virgem Maria iria fazer um milagre neste dia para que todos acreditassem, estavam presentes na Cova da Iria cerca de 50 mil pessoas, segundo os relatos da época. Chovia com abundância e a multidão aguardava as três crianças nos terrenos enlameados da serra. Lúcia assim descreve estes acontecimentos na Memória IV: "Saímos de casa bastante cedo, contando com as demoras do caminho. O povo era em massa. A chuva, torrencial. Minha mãe, temendo que fosse aquele o último dia da minha vida, com o coração retalhado pela incerteza do que iria acontecer, quis acompanhar-me. Pelo caminho, as cenas do mês passado, mais numerosas e comovedoras. Nem a lamaceira dos caminhos impedia essa gente de se ajoelhar na atitude mais humilde e suplicante. Chegados à Cova de Iria, junto da azinheira, levada por um movimento interior, pedi ao povo que fechasse os guarda-chuvas para rezarmos o terço. Pouco depois, vimos o reflexo da luz e, em seguida, Nossa Senhora sobre a azinheira.


Lúcia: - Que é que Vossemecê me quer?


Nossa Senhora: – Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias. A guerra vai acabar e os militares voltarão em breve para suas casas.




- Eu tinha muitas coisas para Lhe pedir: se curava uns doentes e se convertia uns pecadores, etc.


- Uns, sim; outros, não. É preciso que se emendem, que peçam perdão dos seus pecados. E tomando um aspecto mais triste: – Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor que já está muito ofendido. E abrindo as mãos, fê-las refletir no sol. E enquanto que se elevava, continuava o reflexo da Sua própria luz a projetar no sol."



Neste momento, Lúcia diz para a multidão olhar para o sol, levada por um movimento interior que a isso a impeliu. "Desaparecida Nossa Senhora, na imensa distância do firmamento, vimos, ao lado do sol, S. José com o Menino e Nossa Senhora vestida de branco, com um manto azul." Era a Sagrada Família. "S. José com o Menino pareciam abençoar o Mundo com uns gestos que faziam com a mão em forma de cruz. Pouco depois, desvanecida esta aparição, vi Nosso Senhor acabrunhado de dor a caminho do Calvário e Nossa Senhora que me dava a idéia de ser Nossa Senhora das Dores." Lúcia via apenas a parte superior do corpo de Nosso Senhor e Nossa Senhora não tinha a espada no peito. "Nosso Senhor parecia abençoar o Mundo da mesma forma que S. José. Desvaneceu-se esta aparição e pareceu-me ver ainda Nossa Senhora, em forma semelhante a Nossa Senhora do Carmo, com o Menino Jesus ao colo."

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ser Casa Vidas

Foto de Marisé

Ontem, ouvi algo muito simples e no entanto muito profundo. Ouvi sobre as pessoas que teoricamente se assumem Católicas (ou de grupos católicos...), mas que no final o sumo que se tira é muito pouco. Mas afinal o que é ser católico? Sei que tenho um longo caminho a percorrer e, não me vou desviar desse caminho, como muitos estão a fazer.
Vivemos numa sociedade do imediato, em que só rezamos quando necessitamos, e quando algo nos correr bem é devido a isto e aquilo, mas quando algo corre mal é por culpa de Deus que não gosta de nós …
Ser católico é ser solidário, é Amar, é viver feliz,,, De que serve dizermos que somos isto e aquilo se no final não nos alimentamos da palavra do Senhor, na grande celebração da eucaristia que comungamos de coração aberto sem muitas vezes sequer compreendermos da Sua importância.
Não te digas católico se realmente não acreditas. Ser católico é uma forma de viver e amar incondicionalmente, ser católico é ser Casa Vidas, é dizer... SIM!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A Fé


"Quantas vezes tão aclamada por pela sua importância?
Quantas vezes repetidamente ouvimos que ela é o nosso elo de ligação com Deus?
Que através da fé, movemos montanhas?
E movemos as montanhas que representam as dificuldades do dia a dia, porque com fé, a nossa força aumenta, as esperanças renascem e não nos sentimos mais fracos perante os desafios da vida.
Com fé, passamos pelas dores, porque as provas não podem cessar, mas passamos por elas, fortalecidos, porque compreendemos que se o sofrimento se faz presente, o auxílio divino também se faz.
E com ele atravessamos qualquer caminho e não de cabeça baixa.
Com a fé verdadeira, reacendemos a chama da perseverança e descobrimos que podemos nos reerguer após cada queda, mesmo aquelas que tantas feridas nos causam.
A fé nos mostra o caminho, por mais escuro que ele possa parecer.
É com ela pulsando no nosso íntimo, que somos capazes de sentir a presença de Deus na nossa vida, assim como, uma voz a nos impulsionar a prosseguir, a continuar a nossa caminhada.
A Luz se fará presente, ou melhor, a Luz sempre está presente, confiemos e sigamos.
E com a fé viva encontramos a Luz que nos guia, tanto pelos abismos da dor como pelas novas alvoradas que começam a surgir na nossa vida. Por isso, nunca deixemos a chama da fé se apagar da nossa existência."

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Como ler a Bíblia ?


Como ler a Bíblia ?


Vamos adoptar três regras básicas:

Respeito: lembrar sempre que é a palavra de Deus;
Humildade: pedir explicações nas dificuldades;
Prudência: não se apegar a uma só frase, mas buscar a interpretação correcta para cada versículo.

Regras para conhecer a Bíblia:
Leia a Bíblia todos os dias;
Tente ter sempre uma hora certa;
Marque a duração do tempo (10 min. são suficientes);
Escolha um lugar tranquilo;
Leia com uma caneta na mão;
Faça-o em ambiente de oração;
Ao ler a Bíblia medite sobre a mensagem de Deus;
Anote a mensagen que Deus tem para si num caderno (diário espiritual).

Boa reflexão